Medidores Mássicos na Indústria Química

Hoje uma das grandes segmentos industriais no Brasil é o da Indústria Química, que pode ser dividia dois grandes grupos: Petroquímica e Química.

Para termos uma ideia do tamanho desse mercado, seu faturamento líquido em 2020 foi de US$ 101,7 bilhões (estimado pela #ABIQUIM).

 

O processo produtivo nestas indústrias é realizado através de transformações físicas/químicas na matéria, obtidas por um conjunto de operações coordenadas, como por exemplo:

– Mistura de reagentes, produtos ou solventes em recipientes normalmente chamados de reatores;
– Aquecimento/resfriamento dos fluidos através do uso de trocadores;
– Uso de filtros, secadores, coluna de destilação ou evaporadores para operações de separação de produtos.

Os reatores citados acima, normalmente são as partes mais importantes no processo produtivo, pois é aqui que ocorrem as transformações, que são as reações químicas/bioquímicas que convertem a matéria-prima em um produto. Como a mistura de matéria-prima no reator é um dos pontos mais importantes no processo produtivo, é necessário ter um controle minucioso de volume ou massa de acordo com a receita de cada produto a ser produzido. Para facilitar o entendimento, vamos chamar as matérias-primas de “ingredientes”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que é necessário para se ter um controle minucioso da receita do produto final?

– Controlar a quantidade e a qualidade de cada “ingrediente” adicionado a receita e mensurar o produto final produzido.

Como controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes e produtos finais?

É nesse ponto que a Metroval se destaca com o Medidor Coriolis (também conhecido como medidor mássico) da linha AXIOM, um equipamento versátil, capaz de medir a vazão totalizada ou instantânea de cada “ingrediente” e também do produto final. As grandezas medidas podem ser em massa ou em volume, além disso, o equipamento pode ser usado para medir densidade/massa especifica, assim como concentração (°INPM, BAUMÉ e °BRIX), ou seja, monitorar a qualidade do fluido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os medidores coriolis da linha AXIOM são produzidos pela Metroval em Nova Odessa-SP, um produto nacional, com mais de 30 anos de evolução, possuindo inclusive aprovação de modelo pelo INMETRO para medição fiscal e transferência de custódia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quer saber mais sobre o medidor coriolis? Clique aqui para baixar o catálogo

Quer a solução para otimizar os processos produtivos de sua indústria química?

Entre em contato com a Metroval!

Telefone: (19) 2127-9400
E-mail: [email protected]

Fale diretamente o gerente Lucas Maranha responsável pelo atendimento as indústrias químicas a nível nacional.