Metroval desenvolve solução para controle de lubrificação de moinhos bola

A Metroval recentemente entregou uma solução para controlar de forma segura a vazão de óleo lubrificante para mancais de moinhos do tipo bola, amplamente utilizados em mineradoras para triturar minérios.

Moinhos de esfera são equipamentos rotativos que realizam a fragmentação de um material, amplamente utilizados em processos de mineração, reduzindo o tamanho do minério para que o mesmo possa ser beneficiado com maior eficiência.

Esses equipamentos operam com esferas de aço em seu interior, juntamente com o material a ser fragmentado, desta forma, o impacto causado pelas esferas no material causa sua ruptura, e consequentemente a sua diminuição.

As dimensões das esferas bem como do moinho são variáveis de acordo com o tamanho do projeto e a Vazão de material a ser fragmentado, desta forma, são equipamentos de grande porte, onde necessitam de todo um cuidado com a manutenção e lubrificação.

Todo moinho é constituído pelas partes básicas:

  • Munhão de Alimentação
  • Tampa Mancais do Eixo do Pinhão
  • Engrenagem
  • Corpo
  • Embreagem
  • Redutor
  • Motor
  • Acionamento Auxiliar
  • Revestimento Interno
  • Sistema de Levantamento
  • Mancal Principal
  • Trommel
  • Descarga

Fonte: https://www.ipen.br/biblioteca/2013/eventos/19703.pdf

Como um conjunto em total harmonia, cada peça do moinho tem a sua peculiaridade e graus de criticidade. Por ser um equipamento de grande porte, toda carga empregada a ele é equivalente ao seu tamanho.

Todos os Moinhos possuem um sistema de segurança agregado ao seu sistema central, onde por sua vez, executa o controle de várias variáveis onde atestam a saúde dos equipamentos. Uma das variáveis mais importantes para um equipamento deste porte é seu sistema de lubrificação, onde por sua vez, asseguram toda a integridade do moinho bem como os paramentos de desempenho dentro dos padrões aceitáveis.

A lubrificação é responsável por manter os Mancais dos moinhos devidamente lubrificados e refrigerados, os mancais é onde possuem todo o ponto de apoio, carga e deslizamento mecânico do moinho, uma vez que, esse equipamento possuem uma enorme massa, logo o esforço causado sobre os mancais são enormes e geram atrito e calor excessivo.

Geralmente todo o controle de Shutdown de um moinho é atrelado a malha de controle de lubrificação e corrente de motores, onde sensores são instalados ao longo de todo equipamento. Em sua grande maioria, os equipamentos possuem sensores de temperatura nos mancais, sensores de corrente nos motores, bem como chaves de fluxos/vazão e sensores de pressão nas linhas de lubrificação.

A lubrificação destes equipamentos é crucial para o funcionamento do mesmo, bem como mitigar qualquer tipo de falha por falta de fluido ou queda na vazão, sendo assim, a Metroval possui solução onde instrumenta como um todo o processo de lubrificação dos moinhos, garantindo de forma digna as informações de lubrificação dos equipamentos, bem como seus eventos. O que garante um bom cenário de lubrificação não é o excesso de lubrificante, mas sim a frequência do mesmo.

Aos projetos convencionais, são instaladas chaves de fluxos onde identificam apenas se está ocorrendo a passagem de fluido ou não, porem apenas essa informação não é atesta devidamente a saúde do processo de lubrificação do Moinho.

Exemplo:

suponhamos que um determinado moinho necessite operar com uma vazão de 35 LPM de óleo em cada uma de suas linhas, e que por sua vez o moinho possua 12 bicos de lubrificação.

Se esse equipamento estiver apenas operando com chaves de fluxo, a única informação/variável que se é possível obter dele é, se está ou não tendo fluxo, porém, não se há dado algum de que o volume de óleo que esta chegando no mancal é o correto de acordo com projetado. O mancal pode estar sendo submetido a um excesso de óleo, ou o mais comum a falta dele.

Para esta solução, a Metroval possui os medidores corretos para cada tipo de mancal bem como unidades de controle, conservando o mancal sempre com o nível correto de óleo e ate mesmo atestando a saúde da unidade hidráulica.

Com os medidores da Metroval é possível verificar exatamente a taxa de fluxo que está sendo empregada para aquele moinho, e se for necessário corrigir a mesma com as nossas válvulas de controle, garantindo maior confiabilidade, controle e vida útil para seu moinho.

Os equipamentos da Metroval são fabricados para atender altíssimas pressões, bem como projetados para qualquer que seja o fluido/aplicação. O processo também pode ser constituído de um sistema geral de controle com:

  • Medidores de vazão
  • Medidores de pressão
  • Válvulas de controle automático
  • Sistema de filtragem
  • Analise da densidade do óleo
  • Analise de partículas
  • Rack de lubrificação geral

Esses equipamentos são sempre dimensionados de acordo com as recomendações do fabricante, sendo um sistema completamente customizado para cada processo e arquitetura.

A Metroval recentemente entregou todo o processo de instrumentação de um moinho de esfera, onde antes não se tinha um controle efetivo do quanto realmente estava sendo empregado de óleo em cada bico do mancal.

Desta forma foi possível corrigir falhas na lubrificação, encontrar fadigas de bombas, bem como linha com deficiência volumétrica.

A vida útil deste moinho e do mancal agora esta devidamente assegurada pelas informações fornecidas com nossos equipamentos.