A Metroval
Em 1987 a ex-Tecnobrás, empresa fabricante de hidrômetros, situada em Americana-SP, iniciou a fabricação de Medidores de Deslocamento Positivo de Engrenagens Ovais (PD Meters) sob licença da empresa alemã Bopp & Reuther-Mannheim
Em 1988 estas atividades foram transferidas para a Metroval, fundada pelo Sr. Guido Tedesco ex-sócio da empresa Tecnobrás. Ela iniciou suas atividades no prédio onde até hoje está sua sede, em Nova Odessa, cidade do interior de São Paulo. Nesta época a principal clientela da metroval situava-se nos segmentos de Química, Farmacêutica e Alimentícia. Suas atividades no segmento de Óleo & Gás eram bem limitadas e a Petrobras ainda não se situava na lista de seus principais clientes.
Durante os anos 90, firmou acordo de colaboração técnica com a empresa alemã Rheonik- Maisach para a transferência da tecnologia de Medidores Mássicos por efeito Coriolis, em caráter pioneiro no Brasil. Foi a primeira empresa de seu porte a conquistar o certificado ISO 9000 no segmento. Também foi nesta época que iniciou a marcar sua presença no mercado de Óleo e Gás, em campos terrestres e em plataformas offshore, bem como no segmento de GNV e GLP.
No final dos anos 90 Metroval iniciou a exportação de seus produtos visando a conquista de novos clientes no exterior. Em 2000 participou ativamente da consulta pública da Portaria Conjunta NR. 1 ANP/ INMETRO portaria esta que consolidou o conceito e a aplicação extensiva da Metrologia Legal nas atividades de medição Óleo & Gás e seus derivados no Brasil.
A Metroval é responsável por adequar e manter os Sistemas de Medição em diversas plataformas de petróleo na Bacia de Campo atividade está exercida através de sua filial em Macaé, RJ. Fabricou diversos Sistemas de Medição de Óleo & Gás que estão operando em: P-51, P-55, P-56, P-62, P-74, P-76, P-67/68/69/70/71 e FPSO Guanabara. Executa também a gestão metrológica em 15 plataformas e FPSOs junto a diversos clientes, onde podemos citar: FPSO Cidade de Ilha Bela, FPSO Espírito Santo, FPSO BRAVO e PPM-1 PAMPO.
A partir do ano de 2015 iniciamos o desenvolvimento de uma linha de equipamentos utilizados em Bases de Carregamento para distribuição de combustíveis. Para tanto, efetuamos o lançamento de diversos equipamentos dedicados tais como: Medidores Mássicos Coriolis com tecnologia DSP. Válvula de Controle Automático, Medidor de Turbina, Bloco de Aditivação, Amostrador Automático e Marcação. Merece destaque e nosso último lançamento: O Predeterminador Eletrônico AXIOM MFC (Metroval Flow Computer), sinônimo de vanguarda e tecnologia para medir e controlar sistemas de carregamento, descarregamento e a produção biocombustíveis.
Com mais de 200 funcionários e três décadas de experiência, hoje a metroval se orgulha de contabilizar mais de 47 mil medidores comercializados, inúmeros sistemas de carregamento e descarregamento e mais de 50 sistemas de medição para mais de 6 mil clientes no Brasil, América Sul, África e Europa.
Nossa Trajetória
1990
Amplia sua presença no mercado de óleo e gás. Começa a marcar presença no segmento de gás com equipamentos para GNV e GLP.
2004
Acreditação do Inmetro de seus laboratórios de calibração de medidores de vazão, integrado a RBC – Rede Brasileira de Calibração.
2006
Conclusão do maior contrato da história nacional, a adequação de quatro ativos da Petrobas na Bacia de Campos, totalizando 14 plataformas.
2009
Fornecimento de quatro skids para adequação dos sistemas de medição de óleo, água e gás para a Petrobras.
2015
A Metroval assina dois contratos com empresas multinacionais para serviços de gestão metrológica de sistemas de medição de 17 plataformas marítimas
2017
Metroval, EMBRAPII e SENAI CIMATEC assinam acordo de cooperação para desenvolvimento de produtos de alta tecnologia.