A Medição da Produção se aplica a todos os sistemas de medição em linha ou em tanques, equipados com dispositivos destinados a medir, computar e mostrar o volume de petróleo e gás natural produzidos, processados, armazenados ou transportados, e utilizados para:
Medição fiscal da produção de petróleo e gás natural nas instalações de produção, em terra e no mar.


Terminais de Petróleo e Combustíveis Líquidos

Terminais de granéis líquidos são instalações utilizadas para recebimento, expedição e armazenagem de biocombustíveis, petróleo e derivados líquidos, inclusive GLP.
Podem ser terrestres, lacustres ou aquaviários (onshore e offshore), incluindo as chamadas Unidades Offshore de Transferência e Exportação (UOTES).

A produção de petróleo offshore e onshore é transportada dos campos aos terminais ou até as refinarias diretamente. Os combustíveis líquidos produzidos nas refinarias podem ser entregues diretamente às distribuidoras por dutos de transferência ou enviado para outros terminais por modal dutoviário ou aquaviário.

Já os biocombustíveis líquidos, depois de produzidos nas usinas de etanol e plantas de biodiesel, podem ser transportados diretamente pelos produtores para as distribuidoras ou entregues em terminais, para depois serem entregues às distribuidoras ou exportados.

 

Qual é a função do Sistema de Medição de Produção nos Terminais?

Medição de Nível no contexto industrial consiste na capacidade de avaliação do estoque de tanques de armazenamento e no controle dos processos contínuos em que existam volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, dosagem, resistência, entre outros.

 

Por que a medição de nível é tão importante?

O principal objetivo da medição de nível é manter o controle do processo produtivo seja em volume ou peso. Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.
A medição de nível é um elemento fundamental dentro de um sistema de calibração de tanques. 


Sistemas de Medição de Produção METROVAL

O sistema de medição de fluidos para o controle da produção de combustíveis da METROVAL tem como principal objetivo o correto monitoramento e controle de inventário.

Como parte integrante do controle de inventário, o sistema de medição volumétrica da produção é garantia da correta obtenção do volume corrigido a 20 °C.

Os instrumentos são montados em um carretel e integra as medições do volume, temperatura e grau INPM em uma eletrônica confiável e de alta tecnologia.

Desenvolvido para realizar efetivo controle do etanol produzido e auxiliar no gerenciamento de estoques das usinas, o equipamento é composto por sistemas para controle de produção, inventário de tanques e controle de carregamento. 

Considerando que o volume do fluido pode variar de acordo com as temperaturas, os sistemas desenvolvidos pela Metroval atuam na medição das condições operacionais e na correção das condições para referência, que são de 20°C.

Com mais de três décadas de experiência, a Metroval domina completamente o ciclo de produção de medidores e sistemas de medição de vazão, gerando o desenvolvimento contínuo de soluções em controle de fluidos, uma empresa genuinamente brasileira e líder nacional na tecnologia de medição.

Continue acompanhando nossos artigos para mais informações e novidades e até a próxima!